Salto-alto: Amigo ou inimigo?

Em cima deles, é impossível não se sentir mais bonita e poderosa. Mas, se usados com abuso podem também causar muito sofrimento.

Eles têm o dom de deixar qualquer mulher mais alta e elegante. E em cima deles, é impossível não se sentir mais bonita e poderosa. Vão do trabalho às festas, e existem vários tipos disponíveis no mercado, para todas as ocasiões e todos os estilos. Mas, se usados com abuso e sem o cuidado devido, podem também causar muito sofrimento. Se você pensou nos sapatos de salto alto, acertou!

Segundo a ortopedista Cibele Ressio, o salto aumenta a pressão no primeiro e no segundo dedo do pé, e o uso contínuo a longo prazo pode deixar as articulações deficientes e até causar deformidades nos pés, como a conhecida joanete e os dedos em garra.

Além disso, o salto também é responsável por danos na musculatura das pernas, e causa um desconforto às mulheres que usaram muito salto durante toda a vida. Há casos em que, de tanto usarem esse tipo de sapato ou sandália, sentem muitas dores na panturrilha quando calçam rasteirinhas, tênis ou ficam descalças. Isso ocorre porque, de tanto ficarem “nas alturas”, a musculatura das pernas encurta, e elas sentem falta do apoio do salto.


Nenhum comentário :