O que o turista na melhor idade quer?

Aquela época da vida entre a vida adulta e a velhice já chamada de terceira idade deve ser vista atualmente como a melhor idade. Com a vida práticamente estabelecida, a pessoa nessa faixa etária tem se tornado um segmento em alto crescimento para o turismo, como a missão de socializar e promover a gestão de inclusão para esses indivíduos.

Pacotes especiais, grupos só de idosos estão aparecendo a cada dia. Entretanto gostaria de conversar com vocês sobre uma necessidade que considero importante além da acessibilidade para esses grupos especiais.

O turismo desse segmento precisa de atenção especial. Mas especial mesmo. Por se tratar de pessoas com alguma limitação, física, cardíaca e neurológica ou com dores frequentes normais para a idade, tem que ser visto com foco individual, tratado com carinho e paciência. É certo que muitas pessoas com mais de 60 anos são muito dispostas, não apresentam problemas e são alegres, mas isso não significa que devemos generalizar.

Geralmente a pessoa nessa faixa etária nutre grande sentimento de solidão e os relacionamentos sociais são mais difícies. O turismo pode ajudar na inclusão e na socialização destes indivíduos, possibilitando melhora na auto-estima e no bem-estar.

Alem de não existirem condições suficientes que garantam a acessibilidade aos equipamentos e passeios, que permitam a utilização com autonomia e segurança dos espaços, mobiliários, etc. (o que existe é exceção quando deveria ser regra), dificilmente encontramos no atendimento pessoal alguém que corresponda às espectativas desse público.

Na tríade de atividades turísticas - atrativos, atividades e facilidades - deve-se considerar o profissional que irár promover a inserção desse indivíduo que possui características distintas, semelhanças em suas necessidades, percepções e sentimentos distintos dos demais grupos que fazem turismo. Vejo no profissional que deve atender o idoso, características muito humanas, escolhido com muito cuidado para dar atenção que esse turista merece. Uma pessoa que fale com educação, que explique como é realizado o passeio, que dê as informações que são necessárias (mas uma vez se preciso for), que respeite as Leis, Normas e Estatudo do idoso, mas que acima de tudo, trate com carinho, respeito e atenção.

Suely Fagá - suelyfaga@hotmail.com
MKT DIGITAL NA SOMA OPERADORA TURÍSTICA
www.somaoperadora.com.br

Nenhum comentário :