A Importância do Serviço do Cerimonial


Por mais moderna e evoluída, casar ainda representa a realização de um sonho para a maioria das mulheres, justamente para tentar resgatar antigas tradições. Casar significa organizar, planejar e executar todos os detalhes que envolve esse tipo de evento, além de gerar necessidades e responsabilidades que muitas vezes a noiva não consegue atendê-las; daí a importância de se contratar um profissional.

O cerimonalista é responsável pela organização e administração de um evento. O papel principal é o de apresentar todas as possíbilidades para um dado evento e ir lapidando o mesmo conforme o cliente. Como já trabalha no meio, o cerimonalista sabe quem indicar, possui uma lista de fornecedores com diversos tipos de serviços e preços, onde todos se comprometem para o sucesso da festa, pois sem informações precisas fica difícil para os noivos conhecerem quais profissionais são realmente gabaritados para desenvolver sua função. A equipe do cerimonial deve estar pronta para satisfazer cada necessidade, mostrando competência, compromisso e conhecimento, além de providenciar soluções para os imprevistos que acontecem.

Muitos casais ainda ignoram a importância deste tipo de serviço e delegam funções a familiares, que além de não saberem administrar, acabam desperdiçando o momento da festa.

O cerimonalista presta assessoria prévia, orienta o passo a passo para a organização do evento e, principalmente, cuida de todo ritual que envolve a cerimônia. Todo esse processo visa conduzir o evento para que ele ocorra da melhor forma possível.

Com relação ao trabalho em si, ele pode envolver o acompanhamento na contratação dos profissionais, receptivo dos convidados, elaboração e condução das homenagens, auxiliar nas reservas de mesas, além de muitas outras atividades. O cerimonalista também monitora o serviço de buffet, coordena a equipe de fotografias e acompanha o desempenho de todos os profissionais envolvidos desde da montagem do evento ao término do mesmo.

O perfil do profissional de cerimonial é outro ponto que se deve destacar, este deve ser uma pessoa exigente quanto aos detalhes, educada, tranquila, para saber driblar com serenidade os desafios, e acima de tudo discreta (como o cerimonial fica perto do altar, ele tem que ter o máximo de discrição para não chamar atenção no momento). Assim concluímos que a contratação de um excelente cerimonial, serviço onde a sensibilidade aos pequenos detalhes é questão de prioridade para se chegar à perfeição, visando sempre o sucesso do evento e a satisfação dos noivos e de seus convidados.

Texto de Michelle Santa Rita
Próprietaria da empresa Providence Cerimonial e Eventos
Formada em Administração com habilitação em Hotelaria-FAL
Cursos de Cerimonial e Protocolo-SENAC e Organização de Eventos-SENAC

Nenhum comentário :